Vamos proclamar a verdade, a honestidade, o respeito e a democracia em nosso Brasil!

15 nov
0 comentários

O Brasil, em 15 de Novembro de 1889, depois de ter vivido como Colônia de Portugal, após a Independência realizada em 1822 por D. Pedro I e dos dois períodos imperiais, proclamou a república.
O País enfrentava os tempos de mudança e modernidade com a necessária sintonia social e consolidação das aspirações, construindo para a nação brasileira, a cada presente vivido, um sólido e promissor futuro. Era o reflexo da disposição nacional para, no concerto das nações, livre, democrática e independente, dedicada e amante da paz, prosseguir na busca incessante da ordem e do progresso.
A Proclamação da República aconteceria após uma intensa preparação por que passou o País, com a unidade consolidada, com a pacificação das províncias e a projeção dada ao poder nacional em todo o mundo.
O Exército cuidava da defesa da Pátria e colaborava, ativamente, com a ordem pública, com o rico, fortalecido e diversificado patrimônio humano, com a manutenção do território continental e com a preservação dos inúmeros e preciosos recursos naturais.

Referências Bibliográficas
15 de novembro: Proclamação da República, acesso em <http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2013/11/15-de-novembro-dia-da-proclamacao-da-republica>, dia 13/11/2017.

Deixar seu comentário