Projeto Extraclasse: alunos do Orientar conheceram a capital do Brasil, Brasília

28 maio
0 comentários

No último dia 24, feriado municipal em Goiânia, a equipe gestora e de professores do Orientar Centro Educacional, coordenaram um grupo de 30 alunos em viagem à Brasília. A atividade faz parte do projeto Extraclasse, que tem como objetivo levar os alunos a conhecer cidades históricas, contextualizando o que aprenderam em sala de aula com os lugares e monumentos visitados.

A primeira parada foi no Memorial JK. O espaço é dedicado a contar a vida do presidente e construtor de Brasília, Juscelino Jubitschek de Oliveira. Lugar que também abriga seus restos mortais. No local é possível conhecer a biblioteca particular de Juscelino com mais de 3 mil exemplares, entre elas a mais preciosa, uma coleção de William Shakespeare, presente da rainha Elizabeth, da Inglaterra,  ao presidente do Brasil. Ainda no Memorial pudemos conhecer pertences pessoais como o carro Galax, roupas, joias, condecorações e uma extensa mostra fotográfica que registra momentos históricos da construção de Brasília.

Depois foi a vez dos alunos conhecerem a Catedral de Brasília com sua arquitetura moderna, toda em mármore branco, intercalado por mármore preto na sua entrada. As cores  preta e branca, no imaginário do arquiteto Oscar Niemyer representa das trevas, à luz. Na parte de fora,  esculturas de profetas bíblicos. Rica em detalhes, a construção apresenta uma cúpula com dois anjos pendurados e um vitral colorido que dá ao ambiente um clima muito especial. Não dá para deixar de lado a acústica. Todos os alunos fizeram questão de falar baixinho, próximo às paredes, para  experimentarem  serem ouvidos do outro lado da igreja sem nenhum esforço.

O Banco Central nos reservou muitas surpresas: a maior pepita de ouro retirada de Serra Pelada – Pará; as reservas de ouro do Brasil e como são guardadas, as amostras de barras de ouro do Brasil e de outros países,  a história das moedas no mundo e no Brasil, a história do surgimento do comércio, do dinheiro e dos bancos. A máquina de cunhar moedas, as notas retiradas de circulação e como são trituradas. Preciosidades como a moeda mais valiosa do Brasil, cunhada em ouro, na época da coroação de D.Pedro I e que tiveram o número reduzido de produção: 64.

Conhecemos a Praça Três Poderes e  os prédios que abrigam o Poder Judiciário, onde fica o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Joaquim Barbosa, o Palácio da Alvorada que abriga o Poder Executivo representado pela presidenta Dilma Rouseff. Presenciamos a troca da guarda presidencial na rampa do Planalto e aprendemos a identificar  quando a chefe maior do executivo nacional está  na cidade ou fora dela – uma bandeira fica hasteada . Na praça Três Poderes também estão o pavilhão nacional, cuja a bandeira é trocada de 15 em 15 dias por representantes das Forças Armadas, conhecemos o monumento dos candagos e o pombal que abriga milhares desses pássaros. Lá também é possível conhecer o museu dos Candangos. Depois do passeio na Praça, foi a vez de conhecermos de perto o Congresso Nacional, que abriga o Poder Legislativo – Senado e Câmara dos Deputados.

Na Câmara dos Deputados aprendemos que lá existem 514 representantes e que o atual presidente da Câmara dos Deputados é o deputado Henrique Eduardo Alves do PMDB do Rio Grande do Norte. Já o presidente do Senado, é Renan Calheiros, senador pelo estado de Alagoas, também do PMDB. No Senado, cada estado tem três representantes, totalizando 81 senadores. Na visita a Câmara dos Deputados tivemos a oportunidade de presenciar uma sessão solene, presidida por uma deputada representante do Distrito Federal, os alunos e o Orientar Centro Educacional foram citados e aplaudidos.

Em todos os espaços os traços de Oscar Niemyer e Lúcio Costa estão presentes e são eles que identificaram e possibilitaram a cidade ser reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.

A viagem a Brasília nos possibilitou momentos que vão ficar para sempre na memória dos nossos queridos alunos. E é claro, não podemos esquecer das paradas para o almoço, no restaurante Fogo Nativo, onde saboreamos o melhor da culinária goiana e para não deixar o fast food de lado, o lanche da multinacional Mc Donalds.

O empenho e interessante de cada aluno é algo que nos move a querer voltar outras vezes. Vale também ressaltar a organização e seriedade da agência de viagem Gêneses que é nossa parceira há muitos anos.

Texto: Geralda Ferraz

Fotos: Maria das Neves

Deixar seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.