“A poesia é a criação rítmica da beleza em palavras.” (Edgar Allan Poe)

14 mar
0 comentários

O Dia Nacional da Poesia foi implementado com o intuito de celebrar a produção poética brasileira e incentivar a leitura desse tipo de texto. Lembre-se que a poesia é um texto literário do gênero lírico que contém uma grande carga de sentimentos e emoções. São escritas em versos e geralmente, possuem rimas.

Como surgiu a data?

O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de nascimento do poeta romântico Castro Alves. Contudo, no governo da presidenta Dilma Rousseff foi sancionada a lei nº 13.131, de 03 de junho de 2015, que alterou a data do ‘Dia da Poesia’ para o  dia 31 de outubro, data que faz referência ao aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, um dos nomes mais destacados da literatura brasileira. Desde 2015 até então, o dia nacional da poesia passou a ser comemorado em 31 de outubro.

“Art. 1º – É instituído o Dia Nacional da Poesia a ser celebrado, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade.”

Dia Mundial da Poesia

O dia mundial da poesia é comemorado em 21 de março, em diversos países. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 16 de novembro de 1999. Isso aconteceu durante a 30ª Conferência Geral da Unesco, com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo.

Afinal de contas, o que é Poesia?

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado “lírico”. Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Há uma prevalência da estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.
A poesia é dividida em versos que, agrupados, são chamados estrofes. As origens literárias da poesia apontam que ela nasceu para ser cantada, por isso a preocupação com a estética, a métrica e a rima. Por ser um texto, no qual o autor expressa diretamente sentimentos e visões pessoais, a voz que se manifesta na poesia, ou seja, o sujeito poético e fictício criado pelo escritor é chamado de Eu-lírico.
A poesia está entre as mais antigas formas de arte literária, havendo registro de poesias em hieróglifos no Egito Antigo, há aproximadamente 25 séculos antes de Cristo. Na poesia moderna, uma das mais importantes ferramentas é a metáfora, uma figura de linguagem.
Entre os vários tipos de formas poéticas, temos:

*Dístico (poema de dois versos);
*Décima (poema de dez versos);
*Soneto (poema de 14 versos);
*Ode (poema de exaltação).

Principais Tipos de Poesia

A poesia pode ser dividida em três gêneros principais:

Poesia Lírica: pode ser traduzida como a maneira de expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita.

Poesia Épica: é marcada pela objetividade, onde são narrados os fatos considerados importantes para o poeta.

Poesia Dramática: tem como característica a subjetividade e objetividade, com a opinião do poeta.

Todavia, há também gêneros menos usados, como por exemplo, a poesia pastoral. Mesmo assim, independentemente do tipo ou da corrente literária, o importante ao ler uma poesia é apreciar os sentimentos e a visão de mundo expostos nas linhas, manter os sentidos atentos e a sensibilidade aguçada.

Referência Bibliográfica

Dia da Poesia. Disponível em <www.todamateria.com.br ou www.poesiaspoemaseversos.com.br>, acesso em 13/03/2018.

Deixar seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.