No Orientar você encontra projetos de incentivo à leitura!

28 jun
0 comentários
Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo “Orientar Centro Educacional” ao longo dos anos, um dos quais se tornou nossa marca registrada é o projeto ‘Mala de Leitura’, muito mais do que um simples projeto de incentivo à leitura, a ‘Mala de Leitura’ tem por objetivo auxiliar @s alun@s a desenvolverem a expressão oral e corporal, através do aprimoramento da capacidade comunicativa de cada criança e das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever. O diferencial desse projeto é, com toda certeza, não dissociar à leitura da escrita, mas sim, incentivar o gosto pela leitura e, consequentemente, a boa qualidade de produções textuais, ou ainda, em outras palavras, de reconhecer na atividade de leitura um importante auxiliar para a produção de texto.
Ao ler livros, entramos em contato com diferentes registros linguísticos e gêneros textuais, assim, a leitura ocorre em diferentes níveis, desde imagens até textos. Outro ponto importante a ser ressaltado na atividade de leitura é que a prática leva a uma maior compreensão daquilo que é dito, independentemente do contexto de comunicação, situação social ou intencionalidade de quem escreveu o texto. Ao relatar a estória lida através da escrita, @ alun@ tem necessidade de conectar seu racíocinio ao texto lido e, portanto, precisa elencar os principais pontos e temas abordados, para então estruturá-los em um relatório que faça sentido e explique aquilo que ele/ ela compreendeu. Esse exercício conjuntamento com o hábito de leitura influencia positivamente o desenvolvimento cognitivo, pois utiliza de métodos lúdicos para promover o ensino-aprendizagem.
O projeto ‘Mala de Leitura’ funciona da seguinte forma: são montadas caixas com até cinquenta livros de diferentes estilos e linguagens, desde clássicos da literatura até textos de novos escritores, nos quais encontram-se: narrativas épicas, romances, contos, crônicas, poesias, etc; as caixas comportam títulos adequados a faixa etária de cada série que também tratam do tema gerador escolhido para o Projeto Político Pedagógico a ser trabalhado no ano letivo, que, no caso de 2016, tem como tema: ‘Respeito, Diversidade e Cidadania’. No dia da abertura do projeto ‘Mala de Leitura’, os professores apresentam a dramatização de uma história cujo mote esteja ligado a temática do PPP, esse ano, o livro escolhido foi: ‘Pretinho, meu boneco querido’, da escritora Maria Cristina Furtado, ilustrado pela Ellen Pestile e editado e impresso pela Editora do Brasil; que trata da importância do respeito à diversidade como forma de combater a discriminação e o racismo. Depois da apresentação, as caixas são distribuidas pelas salas de aula e são trocadas trimestralmente, pois dessa maneira, cada alun@ de cada série já leu os livros da caixa e conjuntamente escolhem aquele que tem a estória mais legal para representar para toda Escola na troca das malas.
Assim, ao longo do ano será observado o desenvolvimento da criança com a utilização de registros variados, breves avaliações orais e escritas, acompanhamento de pesquisas, encenações, etc. A avaliação desse projeto ocorre de maneira contínua e não se restringe a verificar a aquisição de conceitos ou detectando falhas d@ alun@, ao contrário, o projeto ‘Mala de Leitura’ desempenha o papel de um instrumento que permite ao professor questionar e orientar a prática pedagógica, com a finalidade de fazer com que @ alun@ avance na aquisição e ampliação do conhecimento.Venha para o Orientar! Há 30 anos educando sua/seu (s) filha/o (s)!
Orientar Centro Educacional, o caminho para educar!
Matrículas abertas para o 2º semestre letivo de 2017!
Telefones: (62) 3210-7358/ 3092-7358/ 99266-7114.
Site: www.orientarcentroeducacional.com.br
E-mails: orientar@orientarcentroeducacional.com.br ou orientargoiania@gmail.com
Redes Sociais:
Facebook – Orientar Educacional (perfil)/ Orientar Centro Educacional (fanpage)
Twitter – Orientar Centro Educacional
Instagram – Orientar Centro Educacional
LinkedIN – Orientar Centro Educacional
Google + – Orientar Centro Educacional

Deixar seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.