Cuide bem do seu livro didático, assim o livro que usamos outros poderão usar!

27 fev
0 comentários
“Dos livros da Escola temos que cuidar.
Encape, proteja, não deixe rasgar.
O livro que usamos outros poderão usar.
Dos livros da Escola temos que cuidar.
Não rabisque, não molhe, que ele vai durar.
Os livros que usamos outros poderão usar.”
(Campanha do Ministério da Educação de Preservação do Livro Didático)

O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser traçado pelo educador.
O Brasil já trata a questão como política pública através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O programa foi criado em 1985, e tem como objetivo à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.
Os investimentos em livros didáticos a cada ano têm aumentado, em 2005 foram distribuídos 110.643.113 livros didáticos para o ensino fundamental das escolas públicas de todo o país, beneficiando 31 milhões de estudantes. Agora em 2011, foram mais de 135,6 milhões de livros adquiridos pelo PNLD, que investiu 880,2 milhões de reais. Isso faz com que o programa se torne o maior em aquisição de livros no mundo.
Sendo um instrumento de apoio e que auxilia a maior parte dos alunos, vamos valorizar o livro didático, é com ele que descobrimos caminhos e aprendemos lições para o resto da vida.

Referências Bibliográficas

PNLD – Programa Nacional do Livro Didático.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Em Foco: História, produção e memória do livro didático. Disponível em <www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a07v30n3.pdf>. Acesso em 14 de fevereiro de 2018.

Deixar seu comentário