Apresentações da Mala da Leitura do 4º Trimestre – Matutino & Vespertino

19 dez
0 comentários

Agrupamento 03 anos A – Matutino

ROCHA, Ruth; e, FLORA, Ana. Aventura no Jardim. Editora FTD.

Val é uma pessoa aventureira que gosta de passear no jardim. Um dia passeando encontrou Dona Lagarta, gordona e comilona. Comia folhas, galhos, talos, ramos… Todos os bichos estavam reclamando de Dona Lagarta, pois ela comia tudo que via. Mas Val aclamou os bichinhos dizendo que era só uma fase que daqui uns dias Dona Lagarta estaria diferente. Um dia Dona Lagarta adormeceu e quando acordou todos perceberam que Dona Lagarta havia virado uma linda borboleta.

2° ano A – Matutino.

LLEWELLYN, Claire; e, GORDON, Mike. “É meu!Não empresto!” Aprendendo sobre Generosidade. Editora Scipione.

Você costuma emprestar os seus brinquedos para os colegas? Divide o lanche com alguém? Ou fica se perguntando por que sua mãe vive lhe dizendo que tem que dividir as coisas? Esse livro mostra situações como essas, muito comuns em nosso dia a dia, e convida você a pensar sobre o que significa compartilhar as coisas e ser generoso. Emprestar brinquedos ou compartilhar o lanche com os amigos pode ser um sofrimento para algumas crianças. Mas, para conviver bem com os outros, precisamos ser generosos. A obra traz situações que mostram a importância da generosidade.

6° ano A – Matutino

NICOLELIS, Giselda Laporta. Cinderela – (Adaptação). Editora: Moderna.

            Numa terra bem distante morava Cinderela e seu pai um viúvo e muito rico.O pai de Cinderela resolve se casar com uma viúva que parecia ser muito boa e gentil, que tinha duas filhas.Com passar dos anos o pai de Cinderela veio a falecer, deixando Cinderela aos cuidados da madrasta.De menina rica e bela Cinderela virou gata  borralheira. De manhã  até a noite Cinderela só trabalhava para servir a madrasta e suas duas filhas.

Mas um dia aconteceu que o Rei daquela região resolveu fazer um baile para escolher uma noiva/esposa para seu filho, todas as moças daquela região fora convidadas, inclusive Cinderela.

Cinderela foi pedir autorização a sua madrasta para ir ao Baile, porém a madrasta má disse não , deixando Cinderela muito triste e chorosa.Mas algo acontece no quarto de Cinderela aparece uma fada madrinha que a ajuda a ir ao grande baile. Mas a fada madrinha faz uma única recomendação que ela ficasse no baile somente até a meia-noite.

Então Cinderela vai ao baile, dança com o príncipe, porém a meia-noite o relógio bate e Cinderela sai correndo deixando para traz um dos sapatinho que estava usando.

No outro dia o príncipe saiu pela região procurando a dona daquele sapato, até que chega a casa de Cinderela. Coloca o sapato no pé de Cinderela e para espanto de sua madrasta e filhas o sapato serve direitinho. Então Cinderela e o príncipe viveram felizes para sempre.

Agrupamentos de 03 e 04 anos B – Vespertino

VILARDO, Cacau. Era uma vez… Editora Paulinas.

Uma menina nem bonita nem feia encontrou um livro nada comum: nele havia somente uma página com a seguinte frase: Era uma vez… Intrigada, a menina ficou imaginando que história poderia ser contada. Então, passou uma cigarra com seu violão, uma princesa de carruagem, dois irmãos jogando migalhas, um gato de botas, um menino do tamanho de um polegar… personagens cujas histórias bem que caberiam naquele livro, não fosse o desejo da menina em contar a SUA história. Era uma vez… é quase uma metalinguagem dos contos de fadas da Literatura clássica para crianças, uma narrativa construída com criatividade, sob um tema atraente e com desfecho aberto, um texto inteligente.

2° ano B – Vespertino.

CARRASCO, Walcyr. Abaixo o Bicho-papão. Editora: Companhia Nacional.

Toda noite, Marco e o Zeca trancavam a porta do quarto, fechavam bem as janelas para o bicho-papão não entrar. Seus pais viviam dizendo para não gritar alto, não fazer guerra de travesseiros que o bicho-papão iria levá-los no saco. Um dia os irmãos planejaram um encontro definitivo, frente a frente com o bicho papão para acabarem com o bicho-papão. Depois desse dia os irmãos saíram contando aos colegas como fazer para acabar com o bicho-papão.

 

Deixar seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.