Ação Integradora: “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente” – Mahatma Gandhi
Atualmente a sociedade sofre mudanças efuzivas a cada segundo, o que há um instante importava, poucos minutos depois deixa de ser relevante e esse fluxo contínuo caminha para um mar sem fim de novidades, que acabam por serem esquecidas pela urgência de outras notícias de última hora. Nesse caleidoscópio ambulante, pais e educadores tem muitas dúvidas no que priorizar na educação das crianças e adolescentes. Afinal, quais são as competências que devemos investir a fim de ajudá-l@s a enfrentarem os desafios que virão adiante? Uma vez que o conhecimento humano multiplica-se cada vez mais rápido, talvez, o maior cuidado e investimento que devemos fazer para noss@s pupil@s é ensiná-l@s ou, melhor, muni-l@s de ferramentas e ‘jogo de cintura’ para que consigam viver nesse contexto de mudanças à jato, sem que percam o foco em seus objetivos ou o sentido daquilo que estão fazendo.
Ao longo da vida passamos por diversas fases, cada qual com grande relevância na próxima que a sucederá, a saída da infância para a adolescência, da adolescência e juventude para a entrada na fase adulta, quantas decisões importantes serão tomadas no decorrer desses anos, não é mesmo! Essas deliberações acerca da vida que queremos trazem consigo instabilidades que geram, por sua vez, inseguranças, confusões, medo de dar o próximo passo e sobre qual rota escolher. Essas muitas dúvidas que nos acompanham durante a vida podem ser amenizadas quando partimos de planos, estrategicamente pensados e postos em pauta, como guias a nos orientar em nossa jornada.
O futuro é objeto de muitos pensamentos e, portanto, o cerne de inúmeros planos, pois fazer planos é algo natural, embora organizar-se para a realização desses mesmos planos ainda seja um grande desafio para a maioria esmagadora das pessoas. As instituições educacionais entram nesse auxílio, através da implementação da cultura do projeto de vida, que visa ajudar, estimular e orientar noss@s crianças e adolescentes a construírem e sistematizarem sua existência, incentivando-@s com essa postura a autonomia, o interesse em sempre aprender, auxiliando-@s a identificarem uma causa, uma razão de ser e viver, uma vez que, cada dia que passa urge em nossa juventude um propósito de vida, e, nesse aspecto a Escola pode ser esse agente facilitador e ampliador de perspectivas.
A implementação, no ambiente escolar, de uma cultura da aprendizagem integrada com o projeto de vida, assegura aos/ as alun@s que sejam protagonistas desse processo, tornando-@s sujeitos ativos e responsáveis pela busca de informações para atender as necessidades reais de resolver problemas, enfrentar dilemas e tomar decisões. Dessa maneira, noss@s estudantes elaborarão seus/ suas respetivos projetos de vida pessoal, ampliando a assertividade na tomada de decisões e dando uma maior ênfase no sentido do propósito de vida pessoal que traçou para si, alcançando assim, objetivos que contemplem todas as diferentes áreas da vida, desde a profissional, até a financeira, de saúde integral, autoconhecimento e, também, ligada ao voluntariado em prol da coletividade. Uma vez sistematizado esse projeto de vida, esses indivíduos irão se orientar tanto nas condutas, quanto nas direções de vida, contribuindo para a melhoria de si mesmos e de toda humanidade.
Estimular a reflexão e a criticidade, levando em consideração as próprias ferramentas que cada uma dessas crianças e adolescentes dispõem, lhes possibilita ampliar suas investigações no que tange a influência das diversas áreas da vida em suas escolhas, seja no contexto da sua própria intimidade, seja nas relações familiares e amizades, e, também ao que diz respeito à carreira profissional, finanças e empreendedorismo. Ao adotar esse tipo de abordagem pedagógica, a Escola mostra como pode auxiliar no desenvolvimento integral d@ estudante, não só em termos profissionais, mas também em ajudá-@ a tornar-se uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades que tiver e a enfrentar os desafios que aparecem ao longo da vida.
Com esse intuito, propomos nesse mês de abril, como dinâmica prevista no ‘Projeto Ação Integradora’, uma compreensão do tempo, lançando mão dos conceitos de presente – futuro, e, como é importante aproveitarmos as oportunidades presentes para nos prepararmos para o futuro, sendo ele aquilo que almejamos para nossas vidas a médio ou longo prazo. Queremos que noss@s alun@s se sintam preparad@s para a vida, para uma atuação ativa e cidadã, com qualidade de vida tanto no âmbito privado, que tange a sua jornada individual, quanto no âmbito público, que diz respeito a jornada coletiva da população da comunidade em que estão inserid@s. É de suma importância atentá-l@s sobre o quanto essa vivência coletiva interfere nas vivências privadas, pois muito do que vivemos hoje, como o medo constante da violência urbana, tem como origem a ausência de políticas públicas, assim como o cumprimento das mesmas, que contemplem o desenvolvimento social e a inclusão da maioria oprimida, uma vez que é posta à margem daquilo que se entende por digno e direito humano. É essa inter e intrarrelação entre esses diferentes âmbitos da vida que é posta em jogo, quando temos em vista, ou melhor, quando objetivamos realizar a formação para a cidadania.
Confira abaixo a dinâmica que será realizada com @s alun@s, assim como a descrição do desenvolvimento da mesma:
Ação Integradora: Meu presente / Meu futuro
Dinâmica: Meu presente / Meu futuro – Formação para a Cidadania, as opções na vida, projeto de vida.
Objetivo: Perceber que a construção do futuro depende das vivências e escolhas do presente.
Material: Papel ofício, lápis, lápis de cera e fita crepe.
Desenvolvimento:
1. Alun@s de cada série e turma espalhad@s pela sala, sentad@s.
2. Distribuir para @s alun@s, papel, lápis preto e de cera, solicitando que representem, através de desenho, o momento que estão vivendo, compondo um retrato intitulado ”Meu presente”. Tempo.
3. Quando tod@s tiverem terminado, distribuir nova folha de papel, pedindo que componham a representação do futuro que imaginam e gostariam para si. A este retrato devem chamar ”Meu futuro”. Tempo.
4. Cada participante apresenta para o grupo seus desenhos, explicando seu significado.
5. Quando as apresentações terminarem, o facilitador pede que, de um em um, cada alun@ prenda seus desenhos na parede, mantendo entre o “presente” e o “futuro” uma distância que represente a separação que existe entre sua vida atual e o que almeja seguir.
6. Plenário – falar sobre a distância existente entre o presente e o futuro e sobre como pretende aproximar esses momentos, salientando que o projeto de vida é que faz a ponte entre esses dois tempos, possibilitando o enfrentamento das condições adversas.
Referência Bibliográfica
Dinâmica retirada do site: <http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/meu-presente-meu-futuro>. Acesso em 20/03/2016.
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