Uma homenagem da equipe de profissionais do Orientar para as nossas Diretoras: Parabéns!

17 nov
0 comentários

Parabéns!

Para as nossas gestoras, Geralda da Cunha Teixeira Ferraz e Maria das Neves Cunha Teixeira, nossas homenagem singela pelo excelente trabalho que realizam aqui no “Orientar Centro Educacional”, há mais de 28 anos.

ESCLARECENDO ACERCA DO PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR

Comemora-se o dia do diretor escolar, em 12 de novembro, a fim de valorizar esse profissional dedicado, que está diretamente ligado à transparência das ações humanas diante do contexto educacional.

O diretor escolar é aquele que devido a sua função, enfrenta pressão, resolve ou mesmo minimiza problemas, encontrando soluções para suas decisões, buscando sempre a coerência, o bom senso e o equilíbrio para agir segundo o embasamento legal e os conceitos éticos que regem a ação educativa.

O diretor é um personagem vital para a gestão da unidade escolar, uma vez que é a ponte de ligação entre os diferentes níveis organizacionais da escola, isto é, une professores e colaboradores, desempenhando assim um papel estratégico frente à qualidade dos serviços prestados na esfera educacional e nas modalidades sociais, cujos membros são: os pais, @s alun@s e a comunidade.

Ao atender os pais, alun@s, professores e funcionários de apoio da escola, o diretor tem o compromisso e a responsabilidade fazer cumprir as leis, além de valorizar e respeitar a filosofia, a missão, o regimento, e, principalmente, o projeto político pedagógico da instituição que dirige.

As atividades exercidas pelo diretor só fluem harmoniosamente quando a equipe com a qual trabalha se encontra em sintonia. Dessa maneira, vale lembrar que tanto o diretor escolar como todo grupo ligado a ele, que a execução do trabalho pedagógico programado só ocorre se toda equipe – coordenação, orientação, docentes, secretaria, pais – trabalhar unida em prol do bem maior, que é a educação.

Cabe ao diretor escolar superar as adversidades inerentes ao cargo que ocupa, primando sempre pelo bom senso e utilizando a criatividade, além disso, demonstrando transparência diante de todo o processo de gestão escolar , as quais suas competências estão voltadas visando à aplicabilidade dos planos, projetos pedagógicos, assegurando dessa maneira sua credibilidade enquanto gestor.

Essa data foi escolhida como um marco para o reconhecimento desse personagem insubstituível e fundamental para a estrutura de toda a escola. Como em qualquer situação em que se exige organização e disciplina para a obtenção de sucesso ao fim de um processo, o diretor atua como um capitão que estipula as normas e se esforça para o cumprimento dos objetivos educacionais, a fim de atingir a meta desejada.

Que essa data comemorativa sirva de reflexão para a valorização do papel do diretor escolar, visto que apesar do avanço tecnológico, as pessoas descubram que o potencial humano jamais poderá ser substituído. Quanto maior a proximidade dos laços das relações humanas, maior a chance de se adquirir o desenvolvimento intrapessoal dentro do contexto interpessoal.

 

Referência Bibliográfica 

Acessado em 11 de novembro de 2014 <http://www.olharpedagogico.com/>

Deixar seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.