Nossa História

Nossa História


O “Orientar centro Educacional” está situado à Avenida Maria Pestana nº. 2.055 – Setor Jardim Balneário Meia Ponte, na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás. Tem como entidade mantenedora a sociedade “Orientar Centro Educacional Ltda.”. Obteve novo reconhecimento pela portaria nº 532/ 15 de junho de 2012, do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás, publicado no Diário Oficial em junho de 2012. Ministra as modalidades da Educação Infantil – Grupos de crianças de 3, 4 e 5 anos de idade e do Ensino Fundamental – 1° ao 9° ano.

A Escola “Orientar Centro Educacional” foi fundada em 1988, com sede na Avenida Maria Pestana esquina com a Rua Wilson Pereira de Brito, no Jardim Balneário Meia Ponte. Em 2009 sua sede foi ampliada. Instalada em uma área de aproximadamente 1. 500 m², suas dependências contam com salas de aulas amplas, climatizadas e arejadas, sistema de som e circuito de câmeras de segurança integrado em toda Escola. Laboratórios de informática, ciências e vídeo, quadra poliesportiva coberta, piscinas, espaço para recreação, biblioteca, brinquedoteca e área coberta.

Ao longo de sua história, o “Orientar”  priorizou a legalidade e validação dos cursos oferecidos.   Seriedade e compromisso com a Educação são os lemas adotados pela equipe do “Orientar Centro Educacional”. Os projetos realizados pela Escola estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases Nacional nº 9394/ 96 que prevê o ensino através da transversalidade. A ênfase de todo trabalho não está somente nos conteúdos programáticos, mas também, no envolvimento do/a aluno/a com as temáticas abordadas.

Em todas as modalidades de ensino oferecidas pela Escola (Educação Infantil e Ensino Fundamental), o/a aluno/a é motivado/a a se enxergar como parte integrante da comunidade a qual pertence. É no processo de ensino-aprendizagem que o/a aluno/a compreende, sistematiza, e socializa com a comunidade escolar, suas descobertas, construindo assim, o seu conhecimento. A partir da visão humanista de disseminar a cultura da paz e contribuir para a construção de um mundo mais fraterno e solidário, o/a  aluno/a conquista sua cidadania, pois reconhece e pratica seus direitos e deveres.

Excelência em Educação é uma das metas do “Orientar Centro Educacional”. Seu corpo docente é qualificado e possui vasta experiência. É uma equipe que acredita no poder da educação e assegura o suporte necessário aos aluno/as durante o processo de ensino-aprendizagem. Todos os anos esta equipe de profissionais, passa por novas capacitações, oportunidade em que  são apresentados temas e metodologias atualizadas, a fim de garantir o objetivo da Escola, que é a qualidade dos serviços prestados.

O “Orientar Centro Educacional” é referência na qualidade de ensino em toda a região Norte de Goiânia. Nos anos de 2005 e 2006 foi contemplado com o prêmio  “Top of Mind Brazil”, do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (INBRAP), por ter sido lembrada, por mais de 91% dos entrevistados, como uma Escola de referência em qualidade de ensino. Há mais de onze (11) anos participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ambas de âmbito nacional.  Durante os  anos em que participa, o “Orientar” teve aluno/as classificados nos primeiros lugares das Olimpíadas. Em 2011 foi contemplada, pela quinta vez consecutiva, com o Selo Escola Solidária, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que juntamente com o  MEC, UNESCO, CONSED (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e  UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação),  que reconhece as ações desenvolvidas pela Escola com a comunidade local cultivando valores de cidadania e  solidariedade.

O “Orientar Centro Educacional” a partir do seu Projeto Político Pedagógico (P. P. P.) adotou como metodologia escolher um tema norteador para ser desenvolvido a cada ano letivo. O tema  Sustentabilidade durante os últimos quatro anos, vem sendo contemplado transversalmente nas diversas áreas do conhecimento, conscientizando os/as alunos/as sobre a importância do cuidado com o planeta Terra e a pessoa humana, convivendo em sociedade e promovendo a cultura da Paz. Nessa visão, a equipe de profissionais do “Orientar” elegeu  os “Valores Humanos”  para ser o tema central no ano de 2012.  Cada turma, a partir desse tema, escolheu um princípio humano. Baseado nele desenvolveu os demais projetos como a mala de leitura, a rádio escola, o jornal “Orientar News”, o mural, a acolhida e a ação integradora, dando significado a cada valor humano.

Ao longo de sua história o “Orientar Centro Educacional” semeia e colhe bons frutos. Vale aqui citar alguns deles: a produção de CDs com mensagens  de dicas de como preservar os recursos naturais do planeta; a edição de mil exemplares do livro “As sementes de hoje, serão as flores do amanhã” –  com produções dos/das alunos/as que alertam para a necessidade de preservação da natureza; edição de mil folders com dicas sobre desenvolvimento sustentável, a conscientização sobre os valores nas relações humanas e na vida; a produção de cartas enviadas para a Presidência da República, o Governo do Estado de Goiás e ao Prefeito solicitando destes poderes ações que visem a proteção e preservação ambiental, e, a edição de 25 mostras culturais e 18 feiras de ciências. Nos dois últimos anos, houve a integração desses dois eventos denominando-os de   Semana de Cultura, Ciências e Artes –  que  interagiram  experiências e práticas produzidas no espaço escolar.  O “Orientar” acredita que as sementinhas plantadas, refletirão a longo prazo, contribuindo com a formação pessoal e profissional de nossos alunos.

A Escola “Orientar Centro Educacional” é onde seu filho recebe a atenção necessária para sua formação, pois aprende em um ambiente que o acolhe e respeita sua individualidade.

Conheça a nossa História

“Orientar Centro Educacional”

O caminho para educar

Novo Reconhecimento – Resolução Nº 532, de 15 de junho de 2012 – C.E.E./GO.