Nooossaaaa, que friiiiiiioooooooooo!!! – Veja as fotos do nosso desfile de inverno.

18 fev
0 comentários

O inverno iniciará às 02h04min do dia 21 de junho de 2013, de acordo com o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em todo o Hemisfério Sul, o inverno ocorre entre os meses de junho, julho e agosto. Nessa estação do ano, ao menos em grande parte do território brasileiro, as temperaturas ficam mais amenas.

Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, esse trimestre é considerado o menos chuvoso do ano, no que diz respeito a distribuição de chuvas. Nesse período, o principal sistema meteorológico é a frente fria. E, embora as frentes frias sejam um sistema meteorológico de fraca intensidade, nessa estação do ano pode ocorrer a passagem de um sistema frontal mais intenso, que culmina por provocar chuvas generalizadas nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Com a passagem das frentes frias, observa-se que ocorre entradas de massas de ar frio que quando intensas, provocam a queda brusca da temperatura, assim como possíveis geadas, principalmente, nas regiões serranas que, durante o inverno, chegam a registrar temperaturas de valor negativo, isto é, abaixo de zero.

Neblinas e nevoeiros são aspectos meteorológicos típicos do inverno, o que os provoca, são as constantes inversões térmicas, que ocorrem, normalmente, durante a manhã. O nevoeiro é provocado por gotículas de água que flutuam no ar e reduzem a visibilidade, sendo que algumas vezes, quando está intenso, fica difícil ver qualquer coisa numa distância inferior a 1000 metros. Outro fator importante relacionado ao nevoeiro é a alta umidade relativa do ar. Durante a manhã, período do dia em que habitualmente ocorrem os nevoeiros, ela pode chegar a 98%.

Já no período da tarde, observa-se que, no inverno, ocorre uma baixa drástica nos índices da umidade relativa do ar, passando dos 98% para 40% ou menos. O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da chamada bruma, que nada mais é do que substâncias sólidas suspensas na atmosfera – poeira, fuligem e fumaça – percebidas com mais facilidade em cidades grandes, onde a poluição do ar é mais evidente.

Apesar de ainda estarmos no final do outono, desde o início do mês de junho houve uma baixa gradativa das temperaturas, principalmente, à noite e pela manhã, o que fez com que muita gente retirasse do armário o agasalho.

Como essa época do ano, as mudanças de temperatura ocorrem de forma repentina, convém ficar alerta a possíveis problemas respiratórios, gripes e resfriados, que são muito comuns no inverno. Segue abaixo algumas dicas para manter a saúde em dia nessa estação do ano:

1 – Mantenha as roupas de cama limpas, principalmente os cobertores, que por ficarem a maior parte do tempo guardados, esperando o inverno para reinar, costumam ser moradia de ácaros.

2 – Ao limpar a casa ou a mobília retirar o pó com um pano úmido. Tal medida evita o levantamento da poeira e, consequentemente, espirros e crises de rinite alérgica.

3 – Aproveite o sol durante o dia e areje a casa. A luz do sol tem propriedades anti bactericidas que renovam o ar da casa.

4 – Evite contato com qualquer tipo de fumaça, principalmente, de cigarro.

5 – Utilizar o soro fisiológico nas regiões dos olhos e narinas, pois além de evitar a irritação das mucosas, o soro as lubrifica.

6 – Evite lugares aglomerados e com pouca ventilação.

7 – Lave as mãos constantemente para evitar que os vírus e as bactérias se alojem nessa região.

8 – Ingerir muito líquido é primordial, pois, por causa do frio, é comum não sentir sede. Contudo, beber água previne a desidratação e auxilia na recuperação de gripes e resfriados. Vale lembrar também de manter uma alimentação saudável. Sempre!

9 – Apesar do frio, não tomar banhos muito quentes e longos, pois a água em temperatura alta retira a camada protetora da pele, chamada de manto hidro lipídico, provocando o ressecamento e possíveis alergias.

Sopas, chás, chocolate quente, jogos com amigos… enfim, aproveite tudo o que o inverno tem de melhor para te oferecer.

Confira as fotos do desfile de inverno que aconteceu dia 19 de junho, aqui no Orientar, com nosso alunos da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental, dos períodos matutino e vespertino.

 

Deixar seu comentário